terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os relógios dos homens podem ser peças estranhas de compreender à vista desarmada...

Os homens não usam jóias. Melhor ainda. Os homens não são nenhuma jóia cintilante. Podem ter algum brilho mas nada que ofusque o reluzir natural de uma mulher de sonho. Esta é pelo menos a versão filosófica-nihilista da minha tia Mimi. Que é uma sábia com experiência no mundo das plumas e lantejoulas. Não que seja Drag-Queen. Pelo menos nunca antes da hora sagrada do almoço. A minha tia acha que os homens que usam jóias ou são surfistas balineses ou gostam demasiado do Conan o Bárbaro. Que o imaginam nú à noite depois dos debates políticos na SIC Notícias com o Mário Crespo. Eu tento contrariar esta versão simplista e digo que o Conan até lançou a carreira de muitos actores de terceira categoria mas a minha tia não vai na conversa. Adiante. A minha tia não tem parcimónia e não usa jóias. Nunca usou. Excepto o anel de casamento, mas esse fica sempre na cómoda guardado a sete chaves. Deve ser por isso que olha para cada relógio do Zé Eduardo como se fosse uma árvore de Natal do Ikea. Nada ecológica, por isso. A minha tia é uma pessoa iluminada (por vezes já a encontrámos com alguns cristais brilhantes na cabeça que brilham no escuro) e precisa de ser levada a sério.
Mas o Zé não percebe e diz que ela está é gágá. A Mimi pode estar surda (já não consegue ouvir Frank Sinatra como antigamente) mas por momentos começa a cantarolar a música "Alejandro, Alejandro" como um Diva e como a Lady que é. Gágá but fabulous. Enfim, confusões sobre relógios de pulso e opiniões sobre o Conan o Bárbaro, era só o que me faltava. Eu que já tinha que opinar sobre o conflito no Burundi e sobre a seca na Califórnia.
Eu digo ao Zé que também não percebo a mania que ele tem por comprar modelos cada vez mais esquisitos e com formas estranhas. Uns são cronógrafos que vão até aos 10.000 pés submarinos (who cares?) e outros dão as horas certas em Muscate e Kuala Lumpur (UAU).
O Zé compra um relógio por mês e diz que não percebe porque é que eu não faço o mesmo. Tirando a questão monetária (insignificante), a verdade é que o único relógio que eu gosto é mesmo o da Hermès do Zé que roubo de vez em quando. Ele sabe perfeitamente e até acha piada às minhas desculpas tipo "encontrei-o na tua casa-de-banho ou caiu da tua mala no último almoço na Versailles". Uma vez disse-lhe que ele me tinha oferecido o relógio nos anos quando tinha bebido três garrafas de Perrier com Vodka e tinha começado a cantar como a Madonna no Evita mas ele não acreditou muito na história e lá tive que voltar ao meu Swatch com 10 anos e em vias de extinção.
Aqui para nós acho até que ele o deixa cair nas minhas mãos ocasionalmente e de propósito para não ter de justificar mais um relógio lá em casa à mulher e aos dois pirralhos dançarinos que querem comprar os bonecos todos da Rua Sésamo menos o Cookie Monster porque a comer bolachas e a espalhar tudo no chão ninguém os bate. A mulher ainda não quer bonecos da Rua Sésamo, que se saiba. Para lá caminha.
Aliás, por falar em bonecos, os meus sobrinhos preferidos até me ofereceram um relógio em forma de personagem de fantasia uma vez. Era do Mickey e tinha vindo num Happy Meal da Disneyland Paris. Mas a oferta tinha brinde. Vinha com uma bracelete rosa-choque e com um pedaço de bolo já mastigado colado no vidro. Às vezes uso-o em ocasiões oficiais tipo congressos ou recepções em algumas embaixadas. Tem sido um sucesso. Já me perguntaram a marca várias vezes. Respondo sempre a mesma coisa:
"Takashi Murakami para a Vuitton. Edição Especial. Vinha com o meu bolo de aniversário em forma de Conan o Bárbaro". Nunca falha.

1 comentário:

  1. Deixa estar João. Que adoro todas essas coisas relógios e sapatos e Vuitton e Gucci e Chanel e Prada e vestidos etc. E como estou sempre em "congressos ou recepções em algumas embaixadas" nunca tenho tempo de os comprar (porque nem sequer é uma questão monetária), então vou herdando algumas coisas da minha mãe, da minha avó, do meu avô. Enfim... ao menos é vintage! :)

    p.s.: ainda não tinha tido a oportunidade de ver o teu blog. E só com esta primeira oferta, já comprei a proposta! Adoro!

    ResponderEliminar